segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fogueira

A Amazon, maior vendedora de livros online do planeta, tenta, já faz tempo, entrar no mercado brasileiro. A grande dificuldade é a resistência das editoras nacionais em oferecer seus produtos com um desconto adicional, além daquele já oferecido aos sites brasileiros de venda pela internet. Como resultado deste impasse, a oferta de ebooks aqui é praticamente nula. Pra quem não sabe, ebook é a versão eletrônica do livro impresso, um arquivo que pode ser baixado para o computador ou um dispositivo móvel adequado para leitura. Como a venda de ebooks vai bem, a própria Amazon comercializa um aparelho, o Kindle, feito exclusivamente para este fim. Muitas pessoas achavam estranho adquirir um aparelho que realiza apenas uma função, e aí veio a grande jogada da empresa.
Ela acaba de lançar o Kindle Fire, um tablet equipado com Android e que, além de servir como leitor de ebooks, também possuir navegador, gerenciador de emails, e tudo que se espera de um aparelho deste tipo. A primeira vista, não parecia um concorrente direto ao iPad da Apple, já que possui um tamanho reduzido em comparação ao primeiro. Mas não é só o tamanho que é pequeno, o preço também. Por 199 dólares, você adquire algo que antes só estava disponível na casa do milhar. É para popularizar o formato de vez. Resta saber se editoras e fabricantes nacionais conseguirão produzir algo tão bom e tão barato por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário